[Resenha] Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz


Olá queridos, como estão?

Hoje é dia de contar pra vocês sobre um livro que li recentemente e se tornou o meu favorito de 2017 (se não da vida). Ari e Dante me envolveu em um universo bem particular que eu amei a cada palavra, e não estou brincando, tem muita marcação feita nesse livro (sem dó de usar post it haha)






NOTA:


Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Onde adquirir: SaraivaAmazon.



"[...] Um dos segredos do universo era que, às vezes, nossos instintos eram mais fortes que nosso raciocínio [...]" Pag. 287

A história é narrada por Aristóteles, um adolescente que não se sente ajustado a sua vida, a única coisa que ele sabe é que nada do que ele faz é por desejo próprio, sempre é por outra pessoa. Ari esta em busca de se conhecer, descobrir coisas que ele goste de fazer sem que envolva outras pessoas, algo pessoal que ele faça por iniciativa própria. Ele gostaria de nadar porém existe um pequeno detalhe que o impede: ele não sabe. Então o menino vai sempre que possível até a piscina publica para balançar os pés na água, até que alguém se oferece para ensiná-lo.

Dante estende a mão para Ari e o ensina a nadar, logo os dois se tornam amigos mesmo sendo dois opostos, Ari tem uma natureza triste e solitária, Dante é alegre, criativo e comunicativo. Desta relação nascem tardes de brincadeiras, leituras e palavrões (escondido dos pais) mas acima de tudo, aprendizado sobre alguns fatos da vida que Ari começa a entender depois de conhecer Dante.




"[...] - Seu nome é Angel Aristóteles?

- Sim. Esse é o meu nome de verdade.

Rimos de novo. Não conseguíamos parar. Perguntava a mim mesmo do que estávamos rindo. Era só dos nomes? Ou ríamos por estarmos aliviados? Felizes? O riso era outro mistério da vida." - Pg. 27

Cada capítulo tem um período de tempo de mais ou menos um dia onde Ari conta o que aconteceu, pensou ou sentiu. Uma boa parte do tempo Ari se sente incomodado por não ter notícias do seu irmão que esta preso, por sua família não tocar no nome dele. Se sente um completo estranho ao lidar com seu pai que esconde toda a dor de uma guerra dentro de si. O único relacionamento familiar espontâneo que Ari tem é com sua mãe, com ela o menino pode ser ele mesmo, pode mostrar seus medos e seus desinteresses mesmo que a moça seja uma ditadora como Ari à chama.

É engraçado como após conhecer Dante, Ari começa a questionar coisas que ele nunca imaginou fazerem parte dos seus pensamentos e  ter passa tempos que eram incentivados por Dante. Apesar de Ari ainda esta fazendo coisas que não partiam de sua vontade própria, ele se sentia bem lendo um livro de poemas ou andando descalço desde que Dante estivesse ao seu lado.




"[...] Não me preocupei em entender. Não ligava para o que queriam dizer. Não ligava porque o importante era que a voz de Dante dava a sensação de ser real. E eu tinha a sensação de ser real. Antes de Dante, estar com alguém era a coisa mais difícil do mundo para mim. Mas, com ele, conversar e viver e sentir pareciam coisas perfeitamente naturais. No meu mundo não eram." - Pg. 41


Com o decorrer dos capítulos vão sendo introduzidos os pais de Dante, que são simplesmente maravilhosos, totalmente desencanados e carinhosos entre si, Ari se questiona como seria se sua família tivesse esse clima tão fraterno e em alguns momentos no livro começa a presumir o que aconteceria caso cumprimentasse seu pai com um beijo no rosto por exemplo.

A introdução dos pais de Dante e do próprio menino na vida de Aristóteles é um grande aprendizado. Ari descobre coisas sobre seu próprio pai que ele nunca sonharia em saber, coisas como seu gosto pela arte e por boliche. Laços vão se formando entre as duas famílias e Ari e Dante estão no meio de tudo com uma amizade poderosa.




"[...] Através daquele telescópio, o mundo ficava mais próximo e maior do que eu jamais imaginaria. Era tudo tão belo e estonteante e... sei lá, percebi que algo importante existia dentro de mim.

Ao me ver vasculhar o céu através das lentes de um telescópio, Dante cochichou:

- Um dia vou desvendar todos os segredos do Universo.

Achei graça.

- E o que você vai fazer com esses segredos, Dantes?

- Saberei quando chegar a hora - respondeu.- Talvez mudar o mundo." - Pg. 54


Tudo parece bem até que acontece um acidente de carro, fraturas e uma vontade louca de não falar sobre o assunto nunca, isso somado a notícia de que a família de Dante esta prestes à se mudar para outra cidade por função do trabalho do pai que é professor.

Neste ponto da história vemos a cicatrização de feridas não só corporais mas da alma também, vemos o crescimento dos dois amigos e como a distancia afeta sua amizade. Outros personagens são introduzidos na trama, outras rotinas fazem parte das vidas de Ari e Dante que ainda conversam por cartas em um quase monólogo de Dante.

Ari se torna um adolescente com muita raiva reprimida, trabalha em uma hamburgueria, estuda pro vestibular e cuida da sua Picape vermelha que ganhou dos pais, ele faz novas amizades mesmo que contra sua vontade, experimenta novas experiencias e descobre uma coisa que gosta de fazer por livre e espontânea vontade: dirigir até o deserto e ver as estrelas no céu. 



"No caminho para casa, pensei sobre pássaros e o sentido de sua existência. Dante tinha uma resposta. Eu não. Não fazia ideia de por que os pássaros existiam. Nunca sequer questionava isso. A resposta de Dante fez sentido para mim. Se estudássemos os pássaros, poderíamos aprender a ser livres." Pg. 67

Já Dante esta preocupado em ir em festas, usar drogas pela primeira vez, fazer sua arte, conhecer pessoas novas, beijas meninos e meninas. Muitos desses assuntos faz com que Ari se sinta desconfortável porém isso não impede que a amizade continue até a volta de Dante.

A mudança que ocorre não fica só na vida dos personagens Ari e Dante, aos poucos, dramas familiares são trabalhados respondendo questionamentos que Ari faz desde o primeiro capítulo do livro. É simples o modo como a família de Ari vai se aproximando e lidando com fantasmas que cada um escondia no canto mais escuro do coração.

Eu sou muito fácil de amar personagens que inspiram liberdade e Dante com certeza inspira todo esse ar livre e curioso que eu adoro, então logo foi meu personagem favorito do livro. Aristóteles as vezes me fez sentir raiva mas como a narrativa é dele e conseguimos conhecer cada pontinho dos seus pensamentos é compreensível certas atitudes que ele tem.




"Minha mãe e meu pai deram as mãos. Imaginei como era - como era segurar a mão de alguém. Aposto que as vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa." - Pg. 156


A leitura é ótima, a forma como o autor escreveu cada capítulo faz toda a diferença, você se sente vendo flash dos dias de Ari e Dante, quase como um diário, Benjamin trouxe assuntos como auto aceitação, homossexualidade e uma tonelada de sentimentos em um livro leve de se ler e fácil de se amar haha.

Este foi meu primeiro livro do Benjamin Alire e confesso que já quero todos, a forma como ele escreve e espoe os sentimentos dos personagens é fantástico. E eu particularmente adoro leituras cheias de sentimentos.

Recomendo à todos que querem ter a chance de descobrir o universo de Dante e Ari, se emocionar e ter uma das melhores leituras da sua vida mas é claro sem se prender á preconceitos, apenas de deliciar com esse livro lindo.


É isso queridos, espero que tenham gostado da resenha de hoje assim como adorei escreve-la. Me conta se você já leu este livro maravilhoso.

Qual livro que você leu foi tão bom que você queria que todos lessem? Conta pra gente nos comentários!!

Um até logo e beijos de luz!

47 comentários

  1. Oi, Ritchelly! Que lindo passar por aqui e ler sobre esse livro, que sem dúvida foi um dos melhores que li em 2017 também.
    Poesia pura essa história! É uma história de descobertas mesmo, de olhar para dentro de si e se reconhecer. Foi perfeito isso atrelado aos personagens tão lindos e cativantes.

    Eu li e leria outra vez.

    Sua resenha ficou linda e completa, eu adorei. Se ainda não leu, indico o segundo livro do autor, “A lógica inexplicável da minha vida”. É também uma história linda.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: http://instagram.com/vidaeletras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego! Ele sem duvidas esta entre os melhores de 2017 de tanto amor que Benjamin carrega as paginas <3

      Menino, estou louca pra ler "A logica inexplicável da minha vida" com certeza vou continuar nos universos do Benjamin!! Obrigada pela dica ein!!

      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Oi! Eu to tão ansiosa para ler esse livro. Só vejo resenhas espalhando amor por ele. E nossa, a sua então.. ficou linda! Acho tão importante os temas que o livro parece trazer e sendo escrito de uma forma tão emocionante, sei que roubará meu coração. Amei sua resenha e suas lindas fotos. Parabéns, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa! Leia esse livro e não vai se arrepender de ver que o amor espalhado é verdadeiro <3 Obrigada pelos elogios, ficamos muito felizes em recebe-los!

      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Puxa vida, a forma como sua resenha foi feita deixa a gente com muita vontadae de ler este livro. São temas lindos e fortes, as vezes bem dificil de lidar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara! Fico muito feliz de ler seu comentário e ver nascer essa vontade de ler o livro. O Benjamin trata dos temas de forma linda e leve, recomendo muito !

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Ritchelly, eu amei sua resenha, as fotos estão lindas.
    Então, eu já li várias resenhas sobre esse livro, mas a sua me conquistou. Eu ja estou a algum tempo com vontade de ler esse livro, amo essa capa, e os temas da história, são difíceis, mas são a realidade.
    Parabéns.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fico feliz que tenha gostado da resenha e fotos! Quando você lê esse livro vem me contar o que achou, aposto que que se apaixonar pelo enredo!!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Sua resenha acendeu a vontade de ler esse livro. Nunca tinha ouvido falar, mas como você eu me apaixono facilmente por personagens que inspiram liberdade. Dante me deu uma cutucada para ler esse livro rs. Lindas fotos e composição. Amei a postagem e amei o blog! Beijos.

    Fabiola Pereira | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabíola! Que felicidade saber que se sentiu curiosa com a resenha, é esse o objetivo haha!! Dante é um amorzinho. Obrigada pelos elogios, sempre nos deixam felizes!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Sua resenha nos deixou com gosto de quero mais!!! Amei!!! Não é um livro que de modo livre e espontâneo eu pegaria em uma prateleira, mas com sua resenha pegaria com certeza e confesso que fiquei instigada!!! Rsrsrs!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lê! Fico feliz que a resenha tenha despertado vontade de ler o livro!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. gostei muito da resenha, embora não leia livros assim. Mas achei ele bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Já compraria esse livro só pela capa. Amei a resenha.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pela sua resenha já deu pra se ter noção de toda a força da história de Dante e Ari. Deve ser um livro apaixonante com personagens muito carismaticos. Tb gosto muito de personagens que inspiram liberdade, costumam ser cativantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia! É mesmo uma leitura apaixonante!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Oi Ritch, tudo bem?

    Sua resenha está simplesmente linda, daquelas que vamos lendo e nos envolvendo com a história em todos os sentidos. Eu estou louca para ler essa obra, pois os comentários são sempre positivos e ver como era a vida do Ari e do Dante é algo muito importante e lindo, como vai se desenrolando. Esse é um livro que está na minha lista de leituras, preciso ler logo! Adorei a sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice! Fico feliz que tenha gostado da resenha <3 O livro é realmente muito bom, se tiver oportunidade de ler você com certeza vai ama-lo haha

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Parece ser muito bom esse livro, sua resenha é excelente e já ouvi outras pessoas falando bem desse livro, estou ficando curioso em ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thi!! Leia e não vai se arrepender, é um ótimo livro!!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Oi!!
    Quando vi a capa e o titulo do livro me interessei :D Agora depois de ler a resenha com certeza quero ler.Amei <3
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana! Espero que goste da leitura!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Parece ser um livro apaixonante! assim como vc amou e é notável, a resenha está maravilhosa. O que amei foi as fotos que vc fez. quanta criatividade e delicadeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Que bom que gostou do nosso conteúdo, fazemos com muito amor e carinho!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Oi meninas tudo bem? Amo visitar esse blog e quando chego e encontro uma resenha dessas meu coração fica quentinho, ainda não li, mas quero muito assim como A lógica inexplicável da minha vida. As fotos ficaram muito fofas!
    Beijos e abraços!
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, tudo ótimo e com você?
      É tão bom saber que nossas resenhas aquecem o coração <3 Adoramos suas visitas!! <3

      Excluir
  15. Oláaaa, tudo bem ?
    primeiramente preciso lhe parabenizar por estas imagens lindas, que fizeram toda a diferença ao longo da leitura de sua resenha.
    Este livro já foi muito falado e muito indicado por N pessoas do mundo dos livros, como gosto de falar, mas nunca tive um interesse pela leitura, talvez pelo gênero não me chamar mais tanto a atenção. Porém, nunca havia lido uma resenha sobre ele que me fizesse querer um dia conhecer o que todos dizem ser tão bom, sua resenha me fez ter um bom pensamento sobre a leitura e me instigou. Quem sabe se surgir a oportunidade eu não leia.
    Beijos

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e com você? *-*
      Primeiramente preciso agradecer pelo elogio das imagens, fazemos com muito carinho <3
      Fiquei até emocionada agora haha fico muito feliz de saber que a resenha te instigou a conhecer esse universo, espero sinceramente que você goste tanto quanto eu!

      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  16. Oi.
    Tudo bom?
    Nossa esse livro parece ser maravilhoso, pois pelo visto um só consegue realmente ser ele mesmo após a entrada do outro em sua vida.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle! É um livro maravilho e uma leitura leve e fluída, super indico!!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  17. Olá! Que bela resenha, adorei as fotos também! Não conhecia esse livro, gostei bastante de sinopse e fiquei curiosa para saber mais sobre a amizade de DAnte e Ari. Ótima dica de leitura. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz! Que bom que gostou do nosso conteúdo, fazemos com muito carinha!! Espero que você goste da leitura assim como eu gostei!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  18. E amei sua resenha, as fotos estão lindas. FIQUEI DOIDA PARA LER O LIVRO

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Que resenha mais intensa. A cada parágrafo fui imaginando como se estivesse lendo o livro mesmo. É tão bom quando nos deparamos com um enredo que nos conquista, traz ensinamentos e prende tanto a nossa atenção que ficamos com os personagens na mente por semanas. Acredito que quando vamos ler um livro precisamos ir de coração aberto, sem julgamentos e aprender o que a história tem a nos ensinar. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, posso guarda seu comentário no coração?! haha Que bom que gostou da resenha, muito obrigada por ter lido ela e me dar a satisfação de poder ler seu comentário tão fofo <3!

      E obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Que bacana esse livro, ainda não tinha ouvido falar sobre ele e gostei bastante da história. Pela resenha me parece ser muito bom, já coloquei na minha lista de leitura futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dri! Espero que goste da leitura assim como eu gostei!!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  21. Menina, quando terminei de ler sua resenha fiquei com aquele gosto de quero mais, de que preciso muito ler esse livro. a história parece ser bem escrita e com uma levada bem interessante. Já quero o livro para ontem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha que delicia saber o efeito da resenha em você, fico feliz que tenha gostado!!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  22. Quando li o título, esperava algo diferente do livro. E já na hora que vi a capa fiquei surpresa que era algo completamente fora do que eu estava imaginando. Parece ser uma história muito boa (gosto muito de histórias que tem temáticas das "minorias"). Fiquei bem tentada a lê-lo. Vou procurar e depois te conto o que achei.

    Beijos

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que logo quando comentaram sobre o livro pra mim achei que o enredo seria diferente também, mas não poderia ter sido melhor do que foi <3 Espero que goste a leitura como eu !

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  23. Ah, eu amo livros com temáticas de minorias ou críticas sociais. Ainda não conheci nada do Benjamin, mas esse já entrou na listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Antes desse livro eu também não conhecia o Benjamin mas já quero todos os livros dele haha

      Obrigada pela visita!

      Excluir