[Leitor Curioso] 6 fatos interessantes sobre Drácula e Bram Stoker


Olá queridos como estão?

Hoje é dia de Leitor Curioso e preparamos algumas curiosidades de Bram Stoker e sua obra incrivelmente conhecida e famosa, Drácula. Afinal quem aqui não conhece aquele vampiro elegante e sanguinário que vemos influenciar e muito a cultura pop. 


Em Maio de 1897 estava saindo das impressoras a primeira edição desse romance de ficção gótica que se tornou popular om o decorrer dos anos. 

Se você ficou curioso, se liga nas curiosidades a seguir!

Drácula foi seu único livro?

Não, na verdade foi o quinto livro do autor, apesar de ser o mais conhecido, Bram conta com mais 12 romances de sua autoria.

Romance Epistolar

Naquela época, surgia no horizonte um tipo de romance diferente, o romance epístola, que é uma história contada através de cartas, diários, noticias de jornais, documentos náuticos, etc. Este gênero fortaleceu e muito o teor sobrenatural do livro pois trouxe veracidade a narração.

Os Vampiros agradecem Bram Stoker

Apesar de não ter sido o criador dos vampiros, a obra de Bram Stoker foi responsável por popularizar esse personagem sobrenatural pelas adaptações em mídia que aparecerem principalmente entre os seculos XX e XXI.

Popularidade

O romance tornou-se mais significativo para os leitores modernos do que foi para os leitores contemporâneos vitorianos, que só atingiu o seu grande status lendário clássico no século 20, quando as versões cinematográficas apareceram. No entanto, alguns fãs da época vitoriana o descreveram como "a sensação da temporada" e "o romance de gelar o sangue do século".

Baseado em fatos reais

Drácula foi baseado em um personagem real, o sanguinário príncipe da Valáquia, hoje Romênia, que tinha o hábito de trespassar os prisioneiros de guerra com imensas lanças.

No cinema

Curiosamente, o cinema demorou a adaptar Drácula. Antes do conhecido filme da Universal Pictures de 1931, de Tod Browning, com Bela Lugosi e Dwight Frye,  o estúdio alemão Kino International - que não conseguiu os direitos sobre a obra - fez algumas alterações na história e em seus personagens. O resultado foi Nosferatu (1922), do expressionista alemão F.W. Murnau. 



E é isso queridos, espero que tenham gostado das curiosidades que separamos para vocês! E ai já leu ou assistiu Drácula? Conta pra gente o que achou!

Um até logo e beijos de luz!

13 comentários

  1. Oi, Meninas, tudo bem?
    Caramba, preciso ler Drácula, haha. Muito interessante as informações. Sabia do fato de o livro ter popularizado a figura do vampiro, mas não sabia que se baseava em um fato real. Gostei de saber, ou não, hahaha
    https://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Apesar de já ter acompanhado várias obras que usaram Dracula como referência, nunca li esse livro. Nunca me interessei pelo personagem, mas suas curiosidades me animou um pouco haha. De fato, ele é importante e é um clássico. Por isso acredito que SIM devo dar uma chance <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi Garotas.
    Já faz um tempão que eu li Drácula. Tenho que reler. É um clássico e eu adoro vampiros. Mais motivação impossível! Hahahahahahahaha!
    Adorei suas curiosidades. É sempre bom saber um pouco mais sobre um livro e seu autor. ]
    Beijos mil! :-)

    Perdida Na Lua Cheia

    ResponderExcluir
  4. Gostei desse post, eu parei para pensar agora que já vi um tanto de adaptações de Drácula e vampiros, mas nunca li o livro do Bram Stoker para saber como é no livro e tals. Agora fiquei curiosa, sei que há uma publicação da Zahar, então vou correr atrás dela para eu ler. Adorei o post!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  5. Achei as curiosidades interessantes e cheguei a conclusão que preciso ler Dracula,pois somente assisti ao filme, aquele com o Gary Oldman.

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Adorei as curiosidades! Bem interessantes ♥
    Ainda não li Drácula ainda, apesar de adorar vampiros e tenho muito curiosidade de ler!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ritch! Apesar de gostar muito de filmes sobre vampiros, ainda não consegui ler nenhum livro sobre o tema e por isso fiquei muito curiosa em conhecer mais sobre essa obra.
    Parabéns pelo projeto de curiosidades estou amando.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade em ler o livro do Drácula, conheço somente as adaptações. Acredito que assim como muitos outros livros clássicos que são conhecidos por suas adaptações ele seja bem diferente, mas estou bem interessada em ler. Gostei das curiosidades que selecionou, grande parte eu não tinha conhecimento. Sempre acreditei que Drácula fosse o precursor de histórias de vampiros, tamanha a sua contribuição para o gênero.
    Gostei do post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nem assisti Drácula, porque sou covarde mesmo... Rs... Já vi Nosferatu mas só porque fui obrigada. Não sabia que o autor tinha tantos livros, muito menos que Drácula tinha sido o quinto. Nunca ouvi falar das outras obras dele, vou pesquisar mais.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A única coisa relacionada ao assunto que já vi, foi uma adaptação de Drácula de 1931 que meu avô tinha em DVD, mas no geral nunca nem procurei saber porque não me interessou muito, por mais que eu adore o universo Vampiresco.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  11. Drácula é um livro excelente. Ano passado fiz uma experiência em audiobook com ele e foi sensacional. Muito interessante os 6 fatos sobre o livro que você levantou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu nunca li Dracula mas tenho bastante curiosidade, gosto muito do gênero e não podemos deixar de lado o clássico, adorei o post

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adoro esse universo do Drácula criado por Bram, já conhecia a maioria das curiosidades/informações que você apresentou. Parabéns pela publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir