[Resenha] Relatos de sangue: A fórmula de um psicopata - Jonas Zair e Hugo Renan


Olááá pessoal, tudo bem com vocês? Sabe, fazia um tempo que eu não pegava um Thriller policial para ler, e olha, estou impressionada. Esse é o segundo policial nacional que eu pego, e preciso dizer que esses autores arrasam. Sério mesmo!

Convido vocês a conhecerem "Relatos de sangue: A fórmula para um psicopata", um Thiller que vai te fazer perder o fôlego, e não vai conseguir desgrudar os olhos dessa leitura.



Relatos de sangue: A fórmula para um psicopata
Autor: Jonas Zair e Hugo Renan
Editora: Skull
Ano: 2018
Número de págs: 342
Adicione: Skoob

Resumo

Conforto de Cristo é uma cidade do interior que está prestes a ser o cenário de uma tragédia jamais vista antes. No dia após a formatura, todos os formandos iriam para um acampamento, o último antes de saírem da escola e seguirem suas vidas. Aquele evento  acabou sendo extremamente marcante, porém não da forma como todos gostariam.

Um dos alunos surta, e em meio a uma noite sangrenta, ele é supostamente morto pelo policial. Todos naquela cidade estão terrivelmente abalados com a tragédia, e a polícia local, nunca tendo lidado com um caso desses, recorre a um dos detetives mais bem cotados, o detetive Sullyvan.


"Fora isso eu tinha meu trabalho com qual tentava me acostumar após tantos anos, mas não devia. O que fazia e os métodos que usava ninguém devia achar comum."

Arrogante, orgulhoso e desbocado, ele é o melhor da sua área, e sabe disso. Quando entram em contato, por mais que seja um massacre, não é exatamente a sua área, mas não custa nada dar uma olhada, certo?


Ele chega à cena do crime, dá uma olhada e não vê nada demais. Está pronto para voltar e viajar para o México com sua noiva e a filha, quando outras mortes começam a ocorrer. Assassinatos bizarros, um verdadeiro espetáculo de horrores começa pela cidade, aparentemente seguindo um padrão: eliminar todos os sobreviventes do acampamento.

Cada vez mais intrigante, Sullyvan não vê outra alternativa a não ser pegar a frente do caso e descobrir qual é o mistério envolvendo todos, e em uma corrida frenética contra o relógio, o detetive precisará entrar na mente do assassino, entender suas intenções e antecipar um passo antes que seja tarde demais, e mais sangue seja derramado.


"Saí de lá puto, principalmente porque odeio quando as pessoas usam o diabo como desculpa para suas insanidades, apenas justificativas para suas vontades obscuras."

O que eu achei

Bom... o que dizer desse livro. Eu simplesmente engoli ele. Não consegui parar de ler o bendito até saber qual era todo o mistério. Sinceramente, foi incrível! A forma como os autores criam uma atmosfera onde você mal consegue respirar, já imaginando qual será o próximo passo do assassino é tensa e estimulante.

A história é contada em relatos do Sullyvan em sua maior parte, e vamos acompanhar o caso do ponto de vista dele. É um detetive durão, com um forte senso de justiça mas com uma falta de controle enorme quando se trata de suas emoções. Quando o assassinato ocorre, ele está em um momento muito delicado da sua vida pessoal, já que seu trabalho o leva a participar muito pouco da vida de sua filha, assim como dar pouco tempo para sua noiva. Ele procura sempre a verdade dos crimes, e seu departamento é especializado em pesquisar e descobrir a verdade, mesmo que todas as evidências aponte para o culpado, porque ele pode, sim, ser inocente.


" - Infelizmente lunáticos estão onde menos se espera. No caso, este vivia em uma família aparentemente feliz, regado de requintes e regalias."

Esse senso de justiça é o que faz com que o detetive acabe continuando no caso e ajudando a polícia local, e ele acaba descobrindo que o assassino é um dos, senão o mais esperto com que já teve que lidar em toda a sua carreira.

O detetive é grosseiro, mas em algumas passagens até demais, dando algumas patadas exageradas e nessas horas eu ficava com raiva dele hahaha. Por outro lado eu ficava do lado dos seus surtos na maior parte do tempo, já que a cidade era totalmente despreparada, sem profissionais qualificados para aquele cenário, sem equipamentos, sem tecnologia, nada. Isso em boa parte ajuda muito o assassino a seguir seu plano sem ser incomodado por um bom tempo.

Ele acaba recebendo ajuda de duas pessoas ainda novatas em seus cargos, mas que acabam se mostrando mais prestativas do que ele imaginava. Essa falta de preparo da pequena cidade acaba nos mostrando o quão Sullyvan é inteligente e rápido em ligar os pontos.


"Não sonhei com nada, mas gostaria de ter acordado em minha casa, e em minha cama e rir de mim mesmo porque tive um pesadelo terrível, depois Vanessa chegaria com meu café."

Gostei do assassino, e da forma como ele é muito metódico e cuidadoso nas coisas que ele planeja. Ele levou muuito tempo até ser considerado como um suspeito, na verdade.

O ritmo da leitura é eletrizante, e quando você imagina que eles finalmente vão avançar, mais uma morte acaba ocorrendo, e eles precisam voltar ao mesmo ponto em que estavam antes. É frustrante, mas nos faz querer ler logo e saber se da próxima vez, nossos mocinhos vão acabar se dando bem. Os autores realmente souberam usar o mistério na medida certa, e quando você finalmente descobre tudo, é surreal. No começo achei meio bobo, mas ao mesmo tempo eles amarraram tão bem a trama, que realmente ficou crível.

Relatos de sangue é um romance policial inteligente, com personagens distintos e fortes, uma trama incrível e quando você terminar, com certeza passará alguns dias pensando em tudo o que você leu. Eu recomendo altamente se você é fã de livros desse tipo!


Nota:

Adquira: Amazon | Loja Skull

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos

21 comentários

  1. Como é bom ver o meu trabalho sendo reconhecido.
    Resenha linda, estou muito feliz! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. A cada dia eu fico muito chocada com vocês e a Vivi postando contos e livros do Jonas Zair, sério mesmo! Eu pensei que ficaria bem lendo um conto dele no wattpad, no entanto já estava pensando em ler Relatos de Sangue. Depois dessa resenha, fica impossível não querer esse livro loucamente hahaha Adorei a resenha, Raquel.

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Yana, tenho certeza que você irá gostar do livro! Vou postar minha resenha no final do mês.

      Excluir
    2. Com certeza vou marcar presença para ler o que você achou, Vivi <3

      Excluir
  3. Olá,

    Não conhecia o livro, mas ultimamente estou lendo mais livros do gênero policial e confesso que estou adorando.
    Vou colocar na lista para ler.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, como vai? Quando eu terminei de ler o livro fiquei pensando e repensando nas teorias criadas pelos autores, e a maneira eletrizante que criaram o assassino que para mim foi excelente..rs! Tudo isso fizeram o livro ser uma das melhores leituras do ano para mim, amei a sua resenha.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus gêneros favoritos! <3
    Amo esses livros que nos prende assim. Acho que deve ser um desafio escrever romance policial, não é pra todos, não. Eu vi esse livro no instagram e sempre tive vontade de l~e-lo por causa de vocês e da Vivi. Agora fiquei com mais vontade ainda. E ainda mais por saber de uma trama tão bem elaborada e com um assassino tão bem desenvolvido. <3 Já têm meu coração esses autores.
    Beijos,
    https://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel! Tenho apreciado muito os livros desse gênero que tenho tido a oportunidade de conhecer. Essa trama me pegou já no início e, ao ler sua opinião sobre ela, fiquei com mais vontade de conhecer. Espero ter essa oportunidade logo. Amei a resenha e já anotei a dica. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raquel.
    Uau! Esse gênero é o meu preferido e já fiquei completamente curiosa com essa leitura, sendo um nacional então, nem se fala. Os autores de livros policiais nacionais estão mandando muito bem, é um melhor que o outro. Adorei ler a sua resenha e poder conhecer um pouco sobre a obra.

    ResponderExcluir
  8. Oi raquel, eu ammmmooooo triller policial. Este livro parece incrível e para minha felicidade, pesquisei no Kindle e já tenho ele, agora só preciso arranjar um tempinho para ler. A editora Skull arrasa na escolha dos títulos.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro suspense e mistério, mas odeio detetives que se acham fodas e dono da razão hauhauha Complexo de Sherlock? Mesmo assim eu me interessei pela hsitória, ainda mais por saber que é um nacional, fiquei curiosa para desvendar esse mistério tudo rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não leio muito thrillers policiais, confesso, mas esse parece ser ótimo. Gosto de histórias eletrizantes, e que tem um bom mistério. Não conhecia os autores, mas irei procurar mais sobre a obra!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que delicinha, voce lendo coisa boa e nacional ainda por cima! Eu fiquei super empolgada com a sua resenha e imagino como voce deva ter ficado enquanto realizava a leitura. Eu nao conhecia a obra mas já vou dar um jeitinho de adquiri-la.

    ResponderExcluir
  12. Adoro thriller e tenho me surpreendido com os que tenho lido, este em especial eu não conhecia, mas fiquei bem instigada a ler, ainda mais por saber dos assassinatos bizarros que permeiam a trama, então entendo a sua fome para desvendar o mistério e descobrir quem é o metódico assassino. Dica anotada quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro e o autor, eu curto literatura nacional, mas normalmente leio mais literatura internacional por causa das parcerias. Gostei da premissa e fiquei interessado no livro, parece ser uma boa leitura. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Estou precisando ler algum Thriller, eu adoro o genegê, mas faz tempo que não leio algo. Este eu não conhecia e vou apagar a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Há um tempo não leio livros do gênero e já coloquei "Relatos de sangue" na minha lista de desejados. A história me parece incrível e fiquei na curiosidade em relação a esse assassinato. Além disso, adoro livros nacionais e, por esse motivo, não posso deixar de conhecer a obra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá Raquel,
    Ainda não conhecia esse livro e nem tinha lido nada sobre ele até então, mas algumas coisas chamaram muito minha atenção com relação a essa história, o primeiro deles foi o detetive ter senso de justiça, adoro quando personagens têm isso. O livro parece ser muito bem escrito e desenvolvido e, claro, vou anotar a dica!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Raquel! Eu tenho esse livro na minha lista de leitura e após lera sua resenha, fiquei com vontade de passar ele na frente de todos os livros haha. A trama parece ser bem viciante, gostei da personalidade do detetive e estou curiosa para desvendar esse assassino. Dica anotada, com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
  18. Também faz tempo que não pego um Thriller policial para ler apesar de muito gostar. Eu não conhecia o livro, autores e editora, mas só bastou este trecho para saber que preciso ler para ontem: "O ritmo da leitura é eletrizante, e quando você imagina que eles finalmente vão avançar, mais uma morte acaba ocorrendo, e eles precisam voltar ao mesmo ponto em que estavam antes." genial isso. Excelente sua resenha também.

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto muito do gênero, mas não curto quando o enredo é muito sangrento, prefiro quando o foco é realmente a investigação. Então preciso perguntar: é o caso desse livro? Ou a gente precisa ter estômago forte pra ler? Você nao falou nada sobre ser sangrento, mas com um nome desses acho que tem chance... Hehe...

    ResponderExcluir