[Resenha] Coraline - Neil Gaiman


Olá querido, como estão?

A resenha de hoje é de um livro que fez parte da minha infância. Reler "Coraline" do Neil Gaiman foi realmente emocionante até porque eu tenho uma espécie de memória fotográfica então eu consegui visualizar onde eu estava quando li determinada parte do livro, por exemplo a parte do teatro com a platéia de  cachorros onde a Coraline oferece bombons de coco eu estava lendo voltando da escola (porque eu era dessas que lia enquanto andava) passando em frente a uma casa em que eu sempre parava pra falar com o cachorro Piter haha Loucura né.. Mas vamos ao que interessa!


O livro é bem curtinho e de linguagem simples, ele conta a história de Coraline, uma menina um pouco menor do que o normal que adora explorar lugares. Ela e seus pais se mudam para um casarão onde funciona como uma espécie de apartamento, onde no sótão mora o Sr. Bobo e no andar de baixo as senhoritas Spink e Forcible que são atrizes, ou eram em seus tempos de juventude.

Os pais de Coraline trabalham em casa mas quase nunca tem tempo para ficar com a filha, o que torna a menina bem independente ainda mais por ser filha única e ter que se divertir com o que tem, seus brinquedos velhos que já não à interessa, seus vizinhos que nunca acertam seu nome e claro um vasto jardim com uma quadra abandonada para explorar, que é o que Coraline adora fazer.

Porém não se pode explorar em dias de tempestade e em um desses dias onde estava presa dentro de casa, Coraline vai até o pai questionando sobre o que fazer.



"- Mas quero continuar minha exploração. 
- Então explore o apartamento - sugeriu o pai - Olhe, aqui tem um pedaço de papel e uma caneta. Conte todas as portas e janelas. Faça uma lista de tudo o que for azul. Organize uma expedição de busca ao aquecedor de aguá central. E me deixe trabalhar em paz." - Pag.15

Nesta expedição, Coraline se aventura na sala de visitas, ambiente que só é usado quando se tem visitas caso contrario é mantido fechado. Nesta sala Coraline descobre uma porta trancada, ela fala com sua mãe que à explica que atrés da porta só existe uma parede de tijolos que foi colocada ali para separar os apartamentos. Na mesma noite Coraline tem a impressão de ouvir barulhos estranhos e ver uma sombra gigante andando pela casa o que é bem assustador para uma criança (até pra mim haha).

Em determinada tarde chuvosa e tediosa, a mãe de Coraline vai até o mercado e o pai para o centro da cidade se encontrar com um amigo, a menina fica sozinha e resolve explorar novamente a sala de visitas, pois a porta à deixou curiosa. Ela abre novamente e não se depara com uma parede de tijolos mas sim com um corredor longo e escuro. Coraline se prepara para explorar e conhecer o que estaria à esperando do outro lado: Sua outra mãe, outro pai, outros vizinhos.

É uma casa igual a de Coraline com tudo do mesmo jeitinho, inclusive uma mãe e um pai, apenas o detalhe de que todos neste mundo tem botões pretos costurados no lugar dos olhos, os brinquedos tem vida própria e algumas coisas são um pouco diferentes. Tudo ali é feito para agradar Coraline inclusive a comida que é simples e não tem nenhum tipo de tempero exótico que seu pai (o de verdade) tem mania de colocar nos pratos.

Na primeira vez que a menina vai ao mundo ela conhece o gato, um personagem  sarcástico e misterioso que vira amigo da menina. Coraline conhece o teatro com platéia de cachorros e vê as senhoritas Spink e Forcible atuando no palco, conhece o outro senhor Bobo que vive com seus ratos em seu casaco.



Era a verdade: a outra mãe a amava. Amava-a, no entanto, como um avaro ama o dinheiro ou como um dragão ama seu ouro. Coraline sabia que aos olhos de botões da outra mãe, ela era uma posse, nada mais. Um bicho de estimação tolerado, cujo comportamento já não era mais divertido. " - Pag. 104

Na segunda vez que Coraline vai ao outro mundo, o cenário já não é tão feliz, seus pais não voltaram e ela tem certeza que a outra mãe esta envolvida no desaparecimento. Agora, Coraline terá que encontrar coragem em seu pequeno corpo para enfrentar a outra mãe que quer lhe costurar olhos de botões e a prender para sempre naquele mundo. Coraline terá que usar toda sua inteligencia, coragem e astucia para encontrar seus pais, e salvar a alma de três crianças que antecederam a menina e é claro vencer a outra mãe no próprio jogo.  


Eu adoro esse livro. Os personagens tem um aprofundamento que você não vê em histórias tão curtas e a atmosfera que o autor criou te faz permanecer nela até mesmo depois de terminar o livro. Eu fiquei horas e horas me imaginando no lugar de Coraline e como eu reagiria no lugar dela, cheguei a conclusão de que estaria na mesma situação das três crianças que antecederam a Coraline haha. 

É perceptível vários elementos que o autor usou de sua história favorita "Alice no País das Maravilhas" como o gato, a porta para outro mundo, um chapeleiro que em vez de tomar chá treina uma orquestra de ratinhos e assim vai. Mas o autor fez um conto de fadas totalmente seu, com elementos de um terror bem leve e uma modernidade que atualiza a história da melhor maneira possível.



Adoro livro ilustrado, se bem que em "Coraline" você não precisa de muito para imaginar o mundo que Gaiman criou, a narração te faz imaginar a cada palavra, porém eu escolhi a Edição da Rocco Jovens Leitores por conter as ilustrações de Dave Mckean. Quando eu era mais nova eram minha parte favorita no livro, eu ficava horas olhando cada traço, hoje continuo dando altos créditos ao Dave que fez um excelente trabalho nas ilustrações trazendo todo o elemento gótico e sombrio aos desenhos.

Eu recomendo muito este livro, para crianças e adultos, é uma leitura ótima para uma tarde de frio ou um dia no parque. Não tem hora ruim para "Coraline" mas tenha cuidado com portas com tijolos que desaparece, isso pode significar algo muito ruim!


É isso queridos, espero que tenham gostado da resenha!

Comenta com a gente se você já leu este livro e o que achou!

Um até logo e beijos de luz.

16 comentários

  1. O livro parece ser legal. Mais eu não curti muito o filme (tive um pouco de medo, , também tenha 6 ano)

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, embora não tenha lido este ainda. adorei o blog.

    ResponderExcluir
  3. Já assisti o filme, mas nunca soube do livro, acredita?!
    Adorei a dica, vou procurar para ler!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro lembra minha época de escola, realmente é uma leitura leve mas com grande poder de nos fazer viajar 😘😘

    Beijos! Blog Minhas Inspirações por Sara Menezes 

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro lindo que traz lembranças da infância e faz a gente sonhar.
    Amei sua resenha e adorei as ilustrações do livro, quero ler novamente essa historia.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro Coraline!
    Concordo com você, é um leitura bem gostosa tanto para crianças, quanto para adultos.
    Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha e o livro parece ser uito bom.Obrigada pela dica!Bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  8. Eu sou apaixonada pelo filme posso assistir 15 vezes seguidas e não Fico entediada, é mais assustador que muitos filmes de terror <3, tenho curiosidade em ler o livro <3

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu já vi o filme inspirado no livro mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, algo que preciso remediar após ver sua ótima resenha sobre ele.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que livro lindinho, eu só assisti ao desenho e gostei. O livro é sempre melhor, nos traz essas lembranças bonitas, ativa a imaginação rs muito legal sua resenha, gostei! bjs

    ResponderExcluir
  11. esse livro é maravilhoso, assim como o filme tbm
    é bem mágico, eu me sentia dentro da propria historia
    gostei da resenha

    ResponderExcluir
  12. Já tinha escutado falar do filme, mas quando sei que também existe o livro no qual o filme se originou, leio primeiro para depois assistir. Amei sua resenha e assim que possível quero ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Bacana sua recomendação, o legal que crianças e adultos podem estar lendo
    e tem uma linguagem bem simples
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu já li , gosto muito !!! E vi o filme também !!!
    besitos

    ResponderExcluir
  15. Quando vi a capa pensei que fosse história de terror , mas ao deocorrer da resenha vi que não , gostei muito da sua resenha ficou bem completa ! Já que não costumo ler livros , vou procurar o filme pra ver com meus filhos.
    bjs!

    ResponderExcluir